Fisioterapia e Movimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quem é o Fisioterapeuta hoje no Brasil?

5 participantes

Ir para baixo

Quem é o Fisioterapeuta hoje no Brasil? Empty Quem é o Fisioterapeuta hoje no Brasil?

Mensagem  lilian jacob Sex Abr 01, 2011 10:57 am

A Fisioterapia utiliza em suas bases recursos naturais, tais como: a eletricidade (eletroterapia), os recursos térmicos (frio e calor - termoterapia), a água (hidroterapia) e principalmente o movimento (cinesioterapia). Porém, há realmente maior amplitude em seus recursos, como: a massoterapia, a manipulação terapêutica, a mecanoterapia e outros, constituido os meios para o atendimento e tratamento ao indivídio.
O Fisioterapeuta é o profissional da área de saúde, como membro nato, que atua no processo de reabilitação de pacientes que apresentam patologias, ou seqüelas destas, com o objetivo de restabelecimento total ou parcial da função e atuando em administração, educação e pesquisa científica.
O Fisioterapeuta no Brasil ainda é muito discriminado, as pessoas não visam ainda o fisioterapeuta como médico, como capaz de devolver a vontade de viver ao paciente, visa como um massagista que o máximo que pode conseguir é fazer o paciente relaxar e não sentir uma dor ou outra.

lilian jacob

Mensagens : 2
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é o Fisioterapeuta hoje no Brasil? Empty O Papel do fisioterapeuta no Brasil

Mensagem  Kesiane Qua Abr 06, 2011 7:43 pm

O papel dos profissionais da área da saúde, em especial do Fisioterapeuta, torna-se cada vez mais complexo face à constante qualificação dos serviços de assistência à saúde, que não se limitam mais a garantir sobrevida, mas a oferecer qualidade de vida às pessoas. Em decorrência disso temos a ampliação da área de atuação profissional do Fisioterapeuta, que cresce a cada dia, descobrindo novas possibilidades de intervenção.
Assim, no processo pelo qual evolui a humanidade, a atuação do Fisioterapeuta no processo saúde-doença assume papel decisivo para garantir, principalmente qualidade de vida à população.


Kesiane Costa
Fisioterapia 3º periodo noturno
Facema

Kesiane
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Quem é o Fisioterapeuta hoje no Brasil? Empty Fisioterapia no Brasil

Mensagem  Bruenky Stefano Qua Abr 06, 2011 7:59 pm

No Brasil o número de formações na área da fisioterapia vem crescendo muito, as formações de fisioterapia são inúmeras, e a motivação para a formação e a informação acerca da Fisioterapia é extremamente diversa. Visto também que a ciência evoluiu tanto no Brasil que outros ramos não convencionais como a osteopatia e outras medicinas físicas, que já são vistas como especialidades ou “ramos” da Fisioterapia. O estatuto do fisioterapeuta e a autonomia do Brasil parecem ser mais evoluídos do em outros países. Assim cada vez mais a fisioterapia esta melhor e tendo um maior reconhecimento no Brasil, e talvez seja isso que hoje a Fisioterapia no Brasil mais necessita reconhecimento, e que para mim isso não vai demorar muito para acontecer.

Bruenky Stefano Araújo Guerreiro

Bruenky Stefano

Mensagens : 1
Data de inscrição : 06/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é o Fisioterapeuta hoje no Brasil? Empty Quem é o Fisioterapeuta hoje no Brasil?

Mensagem  Rayannyne Oliveira Qua Abr 06, 2011 10:11 pm

Superar dores, limites físicos e acreditar em dias melhores. É assim a rotina dos profissionais da fisioterapia.Hoje comemoramos 40 anos do reconhecimento desses profissionais no Brasil, regulamentados pelo decreto 938 de 13 de outubro de 1969. Apesar de quatro décadas de atuação, muitas dificuldades são enfrentadas por esses profissionais. Entre tantas podemos destacar a falta de Concursos, salários inferiores a outros profissionais da área de saúde, e o exercício ilegal da profissão, através da contratação de estagiários para exercerem o papel do profissional. Contudo, a sociedade nos reconhece, principalmente, aqueles que são assistidos pelos profissionais da fisioterapia e obtiveram resultados através desse grandioso trabalho, que no inicio era apenas reabilitador e, hoje, exercem suas funções de promoção e prevenção à saúde.

Acadêmica: Rayannyne Assis de Oliveira
3º Período de Fisioterapia, Noturno.




Rayannyne Oliveira

Mensagens : 4
Data de inscrição : 26/03/2011
Idade : 32
Localização : Caxias

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é o Fisioterapeuta hoje no Brasil? Empty Quem é o Fisioterapeuta hoje no Brasil?

Mensagem  Maria Elizabeth Qua Abr 06, 2011 11:44 pm

É o profissional da área de Saúde, a quem compete executar métodos e técnicas fisioterápicas, com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente (Decreto Lei n. 938, de 13 de outubro de 1969).
Sem dúvida nenhuma, a Fisioterapia, ocupa hoje um lugar de destaque entre as inúmeras profissões da área de saúde. Poucas tiveram um desenvolvimento tão rápido e significativo nos últimos dez anos.
A Fisioterapia ganhou espaço em empresas privadas, associações esportivas, centros de saúde, clínicas particulares, e principalmente em hospitais, onde o fisioterapeuta mantinha-se timidamente circuncrito a situações bem menos complexas do que as atualmente desenvolvidas. Passou a ser reconhecido em sua relevância profissional, tornando-se presença obrigatória no atendimento hospitalar, de todas as especialidades clínicas e cirúrgicas, além dos serviços de urgência e de terapia intensiva, minimizando, sobremaneira, as complicações decorrentes dos longos períodos de internação.

Acadêmica: Maria Elizabeth Nery
3º Período de Fisioterapia, Noturno.


Maria Elizabeth

Mensagens : 3
Data de inscrição : 30/03/2011
Idade : 61

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é o Fisioterapeuta hoje no Brasil? Empty Quem é o Fiosioterapeuta hoje no Brasil?

Mensagem  Aida R. Qui Abr 07, 2011 1:52 pm

Sem dúvida nenhuma, o Fisiotereuta, ocupa hoje um lugar de destaque entre as inúmeras profissões da área de saúde. Poucas tiveram um desenvolvimento tão rápido e significativo nos últimos dez anos.
O Fisioterapeuta ganhou espaço em empresas privadas, associações esportivas, centros de saúde, clínicas particulares, e principalmente em hospitais, onde mantinha-se timidamente circuncrito a situações bem menos complexas do que as atualmente desenvolvidas. Passou a ser reconhecido em sua relevância profissional, tornando-se presença obrigatória no atendimento hospitalar, de todas as especialidades clínicas e cirúrgicas, além dos serviços de urgência e de terapia intensiva, minimizando, sobremaneira, as complicações decorrentes dos longos períodos de internação.
O Fisioterapeuta, hoje, vem se aprimorando paulatinamente, de forma a desenvolver, a cada dia, novos métodos de tratamento, o que tem levado seus profissionais a buscar uma melhor qualificação de seu trabalho e maior participação no ensino e pesquisa.

Ac.Áida Rutte Chaves Gomes Correia

Aida R.
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Quem é o Fisioterapeuta hoje no Brasil? Empty Quem é o Fisioterapeuta hoje no Brasil?

Mensagem  Maria Josenice Seg Abr 11, 2011 10:39 pm

História da Fisioterapia

Na Antiguidade (mais ou menos entre 4000 a. C. e 395 d.C.) havia uma preocupação em eliminar as doenças através da utilização de agentes físicos (sol, luz, calor, água e eletricidade), massagens e exercícios físicos. Nessa época, os médicos conheciam os agentes físicos e os empregavam em terapia. A eletroterapia,por exemplo, era utilizada sob a forma de choques com um peixe elétrico, no tratamento de certas doenças. Ainda nessa época, a China registra obras de cinesioterapia em 2698 a.C. Na mesma época na Índia usa-se de exercícios respiratórios para evitar diversos problemas.
A Idade Média , caracterizada por uma ordem social estabelecida no plano divino, foi uma época de lacuna em termos de evolução nos estudos e na atuação na área da saúde. A alta valorização da alma neste período e o interesse pelo desenvolvimento da capacidade física pelas camadas mais privilegiadas parecem ter sido responsáveis por essa lacuna. Desenvolveu-se nesta época, portanto, uma fisioterapia destinada a outros fins, que não o curativo, e sim o de incremento da potência física.
Após esse período de estagnação dos estudos, surge o Renascimento (período entre os séculos XV e XVI), descrito como um momento de crescimento científico e literário. Há então uma retomada dos estudos onde o interesse não destina-se apenas a concepção curativa, mas também a manutenção do estado normal existente em indivíduos sãos.
Entre os séculos XVIII e XIX ocorre a industrialização, momento caracterizado por um avanço na utilização de máquinas e uma transformação social determinada pela produção em larga escala. Houve o desenvolvimento das cidades, bem como surgiram condições sanitárias precárias, jornadas de trabalho estafantes, e condições alimentares insatisfatórias que provocaram a proliferação de novas doenças. O surgimento de novas patologias e epidemias exigiram da medicina um desenvolvimento nos estudos. Nessa época parece que todos os estudos na área de saúde concentraram sua atenção ao "tratamento" das doenças e seqüelas e deixaram de lado as outras vertentes iniciadas na época renascentista, como a "manutenção" de uma condição satisfatória e a "prevenção" de doenças. A atenção ao tratamento faz surgir a idéia de atendimento hospitalar. Mais tarde, ainda no século XIX, surgem as especializações médicas. A Fisioterapia parece ter seguido a mesma direção dividindo-se em diferentes especialidades.
No decorrer da história percebemos que a fisioterapia sofreu todas essas oscilações, passando pela atuação curativa na Antiguidade, pela estagnação na Idade Média, pela atenção preventiva concomitante a curativa durante o Renascimento e novamente pelo direcionamento puramente curativo durante a industrialização.


Fisioterapia no Brasil

No Brasil, a fisioterapia surgiu como uma forma de solução para os altos índices de acidentes de trabalho.
A fisioterapia foi regulamentada oficialmente no Brasil pelo Decreto-Lei nº 938 em 1969 e pela Lei Federal nº 6.316 em 1975.

Origem e Evolução da Fisioterapia: aspectos históricos e legais: http://www.fm.usp.br/fofito/fisio/pessoal/amelia/artigos/origem.pdf
Resumo: Este artigo resume a trajetória da Fisioterapia no Brasil desde o primeiro curso instalado em 1951, apresentando e discutindo os documentos legais que regulamentam seu ensino e exercício, assim como os órgãos de classe que representam e norteiam os profissionais.

Acadêmica: Maria Josenice
3º Período de Fisioterapia, Noturno.

Referência:http://www.dafisiofsg.com.br/fisioterapia.html#fisio

Maria Josenice

Mensagens : 2
Data de inscrição : 06/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é o Fisioterapeuta hoje no Brasil? Empty Re: Quem é o Fisioterapeuta hoje no Brasil?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos