O que é Fisioterapia no Brasil?

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O que é Fisioterapia no Brasil?

Mensagem  Admin em Qua Fev 16, 2011 2:53 pm

A Fisioterapia, enquanto profissão, nasceu no Brasil em 1969, e ruma a completar 42 anos neste 2011. As leis que a definem originalmente são um tanto contraditórias, porém a legislação do Conselho Nacional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional são contundentes e afimam estas profissões com autonomia e autenticidade.

A sociedade brasileira porém não tem ainda a noção exata da importância e da abrangência da Fisioterapia no Brasil, pois desconhece suas áreas (especialidades) e seus níveis de atuação (prevenção, diagnóstico precoce e tratamento oportuno, reabilitação).

Destaque a importância da Fisioterapia no Brasil, agora quarentona, e discuta como conseguir seu reconhecimento social.

Admin
Admin

Mensagens : 2
Data de inscrição : 16/02/2011

Ver perfil do usuário http://fisioterapiacaxias.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que é Fisioterapia no Brasil?

Mensagem  Adriana C. Santos em Qua Mar 23, 2011 8:33 pm

A Fisioterapia no Brasil
A fisioterapia foi regulamentada oficialmente no Brasil pelo Decreto-Lei nº 938 em 1969 e pela Lei Federal nº 6.316 em 1975. No dia 13 de outubro de 2009 a fisioterapia comemorou 40 anos de regulamentação.
Bom, sem dúvida nenhuma, a fisioterapia, ocupa um lugar de destaque entre os inumeras profissões da área da saúde, mas infelizmente os profissionais dessa área ainda não alcançaram o devido reconhecimento pelo fato de ter surgido como profissão a pouco tempo. Na minha opinião, o fisioterapeuta deve ter a consciencia de que a sua função na sociedade é importante, e por isso deve estudar, se aperfeiçoar, enfim se aprimorar paulatinamente, de forma a desenvolver a cada dia, novos métodos de tratamento para atuar da melhor forma possivel em varias areas. Aos poucos, estamos sendo reconhecidos profissionalmente, tanto que a nossa presença já é obrigatoria no atendimento hospitalar, de todas as especialidades clinicas e cirurgicas, além de serviços de urgencia e de terapia intensiva, minimizando as complicaçoes decorrentes dos longos periodos de internação. Diante de tudo isso, fica claro e evidente que o fisioterapeuta é imprescindivel a sobrevivencia da sociedade.
A evolução da fisioterapia nestes 40 anos deixa explicito que muito foi conquistado, porém ainda há muito o que conquistar!

Adriana Carvalho dos Santos
Fisioterapia 3° periodo - noturno
Facema.
[u]


Última edição por Adriana C. Santos em Qua Mar 23, 2011 8:38 pm, editado 1 vez(es)

Adriana C. Santos

Mensagens : 3
Data de inscrição : 23/03/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

O que é Fisioterapia?

Mensagem  Aylla Haissa em Qua Mar 23, 2011 8:34 pm

A Fisioterapia pode ser definida como a arte e Ciencia dos cuidados físicos e da reabilitação. Com o sentido restrito à área de saude, está voltada para o entendimento da estrutura e mecânica do corpo humano. Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, da biomecânica e funcionalidade humana decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos. Além disso, a Fisioterapia estuda os efeitos benéficos dos recursos físicos e naturais sobre o organismo humano. É a área de atuação do profissional formado em um curso superior de fisioterapia. O fisioterapeuta é capacitado a avaliar, reavaliar, prescrever (tratamento físico, órteses, próteses), dar diagnostico, cinesiológio-funcional, prognostico, intervenção e alta, dentro de sua tipicidade assistencial.
É administrada em consultórios, clínicas, centros de reabilitação, asilos, escolas, domicílios, clubes, academias, residencias, hospitais, empresas, unidades básicas ou especializadas de saude, pesquisas, entre outros, tanto por serviços públicos como privados.
A Fisioterapia atua nas mais diferentes áreas com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas que tem o objetivo de avaliar, tratar, minimizar problemas, prevenir e curar as mais variadas disfunções.
Além disto, a complexidade da profissão reside na necessidade do entendimento global do ser humano através da Anatomia, Citologia,Fisiologia, Embriologia, Histologia, Biofisica,Biomecânica, Bioquimica, Cinesiologia, Farmacologia, Neurociencias; além da Antropologia, Etica, e outras formaçoes gerais. Alguma areas que a fisioterapia pode atua sao traumato ortopedia, Geriatria, Pediatrica, Despostiva, Reumatologica, Preventiva,Cardio-Respiratoria, Neurofuncional, Hospitalar entre outras. Para termos o nosso reconhecimento social temos que ser um bom provicional e se dedicar ao maximo a profisão e ir sempre em busca de novos conhecimentos.

Acadêmica: Aylla Haissa de Sousa Oliveira
Facema,Curso: Fisioterapia 3° periodo Noturno

Aylla Haissa

Mensagens : 2
Data de inscrição : 23/03/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que é Fisioterapia no Brasil?

Mensagem  Rosane Oliveira em Seg Mar 28, 2011 7:41 pm

Fisioterapia no brasil

Na década de 30 aqui no Brasil, os serviços de fisioterapia eram realizados por médicos denominados “médicos de reabilitação”. Com o envolvimento direto do Brasil na Segunda Guerra Mundial houve o desenvolvimento da Fisioterapia como prática recuperadora das sequelas físicas e também a modernização dos serviços fisioterapêuticos.

Em 1951, foi realizado o primeiro curso para formação de técnicos em Fisioterapia pela Universidade de São Paulo e em 1963, a Fisioterapia se tornou curso superior, mas a atuação dos fisioterapeutas estava subordinada aos médicos. Somente em 1969, com o Decreto Lei 938 de 13 de outubro, as profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional foram regulamentadas.

Hoje, após 40 anos de regulamentação profissional, e como consequência da preocupação crescente com a qualidade do atendimento oferecido à população, a Fisioterapia alcançou sua importância entre as ciências da saúde.

Para alcançar este patamar os fisioterapeutas tiveram que mostrar, à sociedade e a outros profissionais, seu contínuo aperfeiçoamento com base em fundamentos científicos. Além disso, os profissionais tiveram que aperfeiçoar e apresentar formas de intervenção que permitissem mostrar que sua atuação é capaz de abranger todos os níveis de saúde com eficácia. O conceito de saúde abrange um conjunto de fatores como sócio-econômico, alimentação, meio ambiente, saneamento básico, entre outros. Além disso, o atendimento em saúde é interdisciplinar, ou seja, caracterizado pela integração e pela troca entre as várias áreas do conhecimento. Cabe, então, ao fisioterapeuta se inserir neste contexto interdisciplinar de maneira eficaz e produtiva, consciente de sua competência científica, atuando de forma ética na promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde. É fundamental que o profissional esteja comprometido com o ser humano em toda a sua essência, respeitando-o e valorizando

Academica:Rosane Oliveira
FACEMA:3º Periodo-noturno

Rosane Oliveira

Mensagens : 2
Data de inscrição : 28/03/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

A Fisioterapia no Brasil

Mensagem  Sara Coelho em Ter Mar 29, 2011 10:40 am

A fisioterapia é uma área da saúde relativamente nova no Brasil possui mais ou menos somente 42 anos e foi regulamentada oficialmente no Brasil pelo Decreto-Lei nº 938 em 1969 e pela Lei Federal nº 6.316 em 1975. É uma área de conhecimento que vem crescendo a cada dia e vem demonstrando sua importância junto a todas as outras áreas da saúde.Porém, ainda existe, da parte da população e até mesmo de alguns profissionais da saúde uma falta de conhecimento sobre o papel do fisioterapeuta na sociedade e na maioria das vezes somente aqueles que já precisaram de uma ajuda do fisioterapeuta ou conhecem quem precisou sabem da importância que este profissional possue. A fisioterapia atua em praticamente todoas as áres que um médico pode atuar, claro que de uma maneira diferenciada, por não utilizar medicamentos ou poder realizar intervenções cirurgicas. A fisioterapia reabilita, previni e diagnostica diversas doenças utilizando diversos recursos, como eletroterapia, termoterapia e as mãos. A fisioterapia cresce em um ritimo talvez não tão acelerado, mas vem crescendo e se destacando apesar de alguns atos médicos querem transformar essa área da saúde em um ensino técnico. A importância do fisioterapeuta vai alem do que a maioria das pessoas conhecem, mas algumas áreas como a desportiva estão se destacando graças aos atletas de elite.

Sara F. Coelho
Fisioterapia 3° periodo - noturno
Facema

Sara Coelho

Mensagens : 4
Data de inscrição : 29/03/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

O que é Fisioterapia no Brasil

Mensagem  Kesiane em Qua Mar 30, 2011 8:15 pm

A Fisioterapia pode ser definida como a arte e ciência dos cuidados físicos e da reabilitação. Com o sentido restrito à área de saúde, está voltada para o entendimento da estrutura e mecânica do corpo humano. Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, da biomecânica e funcionalidade humana decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos. Além disso, a Fisioterapia estuda os efeitos benéficos dos recursos físicos e naturais sobre o organismo humano.

Kesiane Costa, Fisioterapia 3º periodo noturno

Kesiane
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

o que fisioterapia?

Mensagem  sara cou em Qua Mar 30, 2011 8:16 pm

O conceito de saúde abrange um conjunto de fatores como sócio-econômico, alimentação, meio ambiente, saneamento básico, entre outros. Além disso, o atendimento em saúde é interdisciplinar, ou seja, caracterizado pela integração e pela troca entre as várias áreas do conhecimento. Cabe, então, ao fisioterapeuta se inserir neste contexto interdisciplinar de maneira eficaz e produtiva, consciente de sua competência científica, atuando de forma ética na promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde. É fundamental que o profissional esteja comprometido com o ser humano em toda a sua essência, respeitando-o e valorizando-o.

Sob o aspecto legal ainda é preciso esforço para provar que muitas mudanças são necessárias e para isto é necessário lutar junto com as entidades representativas de classe para tornar mais evidente as funções da Fisioterapia, suas áreas de atuação e seu objeto de trabalho. É importante ressaltar que nenhuma profissão atingiu a plenitude dos seus direitos profissionais, sem a participação efetiva de cada profissional. A busca pelos direitos da classe é um dever de cada profissional e cabe a ele não aceitar as violações ao seu pleno direito de exercer conscientemente e com dignidade sua profissão.

sara coutinho 3 periodo de fisioterapia notuno

sara cou
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

o que é fisioterapia no brasil.

Mensagem  elifran em Qua Mar 30, 2011 8:19 pm

Apesar de muito nova ,a fisioterapia, quer oportunidades para mostrar os seus beneficios e recursos para com a sociedade, foi regulamentada em 1969.Ela pode atuar em diversas area tanto em pediatria como geriatria,etc.
Existem diversos recursos entre eles,cinesioterpia ,termoterapia,etc.A fisioterapia pode ser administrada em diversos espaços entre eles clinicas, residencias,etc.O fisioterapeuta está habilitado avaliar,reavaliar,e prescrever tratamento fisico,tudo isso em beneficios da humanidade...



elifran leite melo.
fisioterapia facema 3 periodo noturno.

elifran
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

O que é Fisioterapia ?

Mensagem  Rayannyne Oliveira em Qua Mar 30, 2011 8:26 pm

A Fisioterapia é a ciência da saúde que estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios do movimento humano decorrentes de alterações de órgãos e/ou sistemas. Seu objetivo é preservar, manter, desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistema ou função. Como processo terapêutico utiliza conhecimentos e recursos próprios, utilizando-os com base nas condições psico-físico-social, tendo por objetivo promover, aperfeiçoar ou adaptar o indivíduo a melhoria de qualidade de vida. Para tanto utiliza-se da ação isolada ou conjugada de fontes geradoras termoterápicas, crioterápicas, fototerápicas, eletroterópicas, sonidoterápicas e aeroterápicas além de agentes cinésio-mecanoterápicos e outros mais advindos da evolução dos estudos e da produção científica da área. É uma atividade regulamentada pelo Decreto-Lei 938/69, Lei 6.316/75, Resoluções do COFFITO-Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Decreto 9.640/84, Lei 8.856/94 e Portarias do Ministério da Saúde. Pode ser administrada em consultórios, clínicas, centros de reabilitação, asilos, escolas, clubes, residências, hospitais, empresas, pesquisas, entre outros.
A fisioterapia atua em três principais bases:
*Prevenção; *Reabilitação; *Reintegração.

Acadêmica: Rayannyne Assis de Oliveira
3º Período de Fisioterapia Noturno

Referência: http://www.chamamed.com/homeclinic/index.php?option=com_content&view=article&id=2159:fisioterapia-o-que-e-fisioterapeuta-o-que-realiza&catid=14


Última edição por Rayannyne Oliveira em Ter Abr 05, 2011 11:05 pm, editado 1 vez(es)

Rayannyne Oliveira

Mensagens : 4
Data de inscrição : 26/03/2011
Idade : 24
Localização : Caxias

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

A Fisioterapia No Brasil

Mensagem  Dielma em Qua Mar 30, 2011 8:27 pm

Realmente a fisioterapia no brasil não é muito reconhecida, pois em pleno século XXI ainda existem pessoas que não sabem o que um profissional de fisioterapia realmente faz. E isso é intrigante, apesar que essa profissão seja nova.
A fisioterapia é uma das mais lindas profissões, pois ela atua deste a prevenção ate a reabilitação de um individuo, então a fisioterapia no brasil é uma forma de tentar melhorar a vida daquele que tem deste uma pequena limitação passageira ou ate aquele que tenha uma limitação crônica.


Dielma Do Carmo De Melo
3º de fisioterapia/ TA noturno.

Dielma
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

o que é fisioterapia?

Mensagem  Áida em Qua Mar 30, 2011 8:28 pm

Hoje, após 40 anos de regulamentação profissional, e como consequência da preocupação crescente com a qualidade do atendimento oferecido à população, a Fisioterapia alcançou sua importância entre as ciências da saúde.
Para alcançar este patamar os fisioterapeutas tiveram que mostrar, à sociedade e a outros profissionais, seu contínuo aperfeiçoamento com base em fundamentos científicos. Além disso, os profissionais tiveram que aperfeiçoar e apresentar formas de intervenção que permitissem mostrar que sua atuação é capaz de abranger todos os níveis de saúde com eficácia.
O conceito de saúde abrange um conjunto de fatores como sócio-econômico, alimentação, meio ambiente, saneamento básico, entre outros. Além disso, o atendimento em saúde é interdisciplinar, ou seja, caracterizado pela integração e pela troca entre as várias áreas do conhecimento. Cabe, então, ao fisioterapeuta se inserir neste contexto interdisciplinar de maneira eficaz e produtiva, consciente de sua competência científica, atuando de forma ética na promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde. É fundamental que o profissional esteja comprometido com o ser humano em toda a sua essência, respeitando-o e valorizando-o.
Sob o aspecto legal ainda é preciso esforço para provar que muitas mudanças são necessárias e para isto é necessário lutar junto com as entidades representativas de classe para tornar mais evidente as funções da Fisioterapia, suas áreas de atuação e seu objeto de trabalho. É importante ressaltar que nenhuma profissão atingiu a plenitude dos seus direitos profissionais, sem a participação efetiva de cada profissional. A busca pelos direitos da classe é um dever de cada profissional e cabe a ele não aceitar as violações ao seu pleno direito de exercer conscientemente e com dignidade sua profissão.

Ainda temos muito o que provar para o povo brasileiro até que sejamos, enfim, reconhecidos como devemos ser de fato e direito, nossa profissão ainda engatinha se comparada a outras, porém, estamos sim mostrando o nosso valor e nossas qualidades e em um futuro não muito distante acredito que nossas especialidades serão tão impostantes quanto as de medicina por exemplo.



Ac.Áida Rutte Chaves Gomes Correia
3°Periodo/noturno

Áida
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

o que e fisioterapia

Mensagem  MARIA JO em Qua Mar 30, 2011 8:29 pm



O que é fisioterapia?


A Fisioterapia exige conhecimentos não apenas das Ciências Biológicas, área de origem da profissão, mas também das Humanidades. O fisioterapeuta é um dos poucos profissionais de uma equipe da área de Saúde que trabalha praticamente todos os dias com o paciente, e por isso tem mais facilidade em identificar suas necessidades físicas e também sociais e emocionais.
Um fator de extrema importância para a profissão, regulamentada no País em 1969 e que experimenta um acelerado crescimento a partir da década de 1980, é a necessidade de um constante aprendizado. A educação continuada é fundamental para o fisioterapeuta. Os equipamentos e as terapias manuais utilizados no trabalho evoluem constantemente, e sem atualização o profissional fica rapidamente defasado.
O avanço científico e biotecnológico fez com que as universidades revissem suas grades curriculares. Na UNESP, o foco tem sido na formação ampla e generalista, buscando o perfil ideal que esse profissional deve ter. Tem-se contemplado não apenas a orientação e a supervisão de intervenções fisioterapêuticas, mas também a participação em projetos de pesquisas científicas e projetos de extensão universitária.

O fisioterapeuta pode atuar ainda em diversas especialidades, como a cardiologia, a pneumologia, a ginecologia e obstetrícia, a geriatria, o desporto, a dermatologia, a medicina desportiva, a neurologia, a ortopedia e na fisioterapia do trabalho. Recursos físicos e naturais, como a água, o calor e o frio, e recursos tecnológicos, como microondas, ondas curtas e eletricidade são utilizados na prevenção e cura das patologias. A reorganização do sistema músculo-esquelético com a cinesioterapia é o meio que o fisioterapeuta tem para atuar na qualidade da vida de um indivíduo.
Dentro de uma perspectiva mais so­cial das atividades fisioterapêuticas, há outro campo de atuação: o Programa de Saúde da Família, do Governo Federal, em que é desenvolvido um trabalho de fundamental importância.

Referências:pt.wikipedia.org/wiki/Fisioterapia

MARIA JO
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que é Fisioterapia no Brasil?

Mensagem  Maria Elizabeth em Qua Mar 30, 2011 8:32 pm

A Fisioterapia pode ser definida como a arte e ciência dos cuidados físicos e da reabilitação. Com o sentido restrito à área de saúde, está voltada para o entendimento da estrutura e mecânica do corpo humano. Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, da biomecânica e funcionalidade humana decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos. Além disso, a Fisioterapia estuda os efeitos benéficos dos recursos físicos e naturais sobre o organismo humano. É a área de atuação do profissional formado em um curso superior de fisioterapia. O fisioterapeuta é capacitado a avaliar, reavaliar, prescrever (tratamento físico, órteses, próteses), dar diagnóstico cinesiológio-funcional, prognóstico, intervenção e alta, dentro de sua tipicidade assistencial.

É administrada em consultórios, clínicas, centros de reabilitação, asilos, escolas, domicílios, clubes, academias, residências, hospitais, empresas, unidades básicas ou especializadas de saúde, pesquisas, entre outros, tanto por serviços públicos como privados.

A Fisioterapia atua nas mais diferentes áreas com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas que tem o objetivo de avaliar, tratar, minimizar problemas, prevenir e curar as mais variadas disfunções.

Além disto, a complexidade da profissão reside na necessidade do entendimento global do ser humano através da Anatomia, Citologia, Fisiologia, Embriologia, Histologia, Biofísica,Biomecânica, Bioquímica, Cinesiologia, Farmacologia, Neurociências; além da Antropologia, Ética, Filosofia, Sociologia, Deontologia, Bioimagem e outras ciências de formação geral.

Maria Elizabeth Nery Silva Araújo
3º Período - Noturno.


Referência Bibliografica:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fisioterapia

Maria Elizabeth

Mensagens : 3
Data de inscrição : 30/03/2011
Idade : 54

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

o que é fisioterapia no brasil

Mensagem  Nathalia em Qua Mar 30, 2011 9:18 pm

A Fisioterapia pode ser definida como a arte e ciência dos cuidados físicos e da reabilitação. Com o sentido restrito à área de saúde, está voltada para o entendimento da estrutura e mecânica do corpo humano. Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, da biomecânica e funcionalidade humana decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos. Além disso, a Fisioterapia estuda os efeitos benéficos dos recursos físicos e naturais sobre o organismo humano. É a área de atuação do profissional formado em um curso superior de fisioterapia. O fisioterapeuta é capacitado a avaliar, reavaliar, prescrever (tratamento físico, órteses, próteses), dar diagnóstico cinesiológio-funcional, prognóstico, intervenção e alta, dentro de sua tipicidade assistencial.

É administrada em consultórios, clínicas, centros de reabilitação, asilos, escolas, domicílios, clubes, academias, residências, hospitais, empresas, unidades básicas ou especializadas de saúde, pesquisas, entre outros, tanto por serviços públicos como privados.

A Fisioterapia atua nas mais diferentes áreas com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas que tem o objetivo de avaliar, tratar, minimizar problemas, prevenir e curar as mais variadas disfunções.
A fisioterapia foi regulamentada oficialmente no Brasil pelo Decreto-Lei nº 938 em 1969 e pela Lei Federal nº 6.316 em 1975. Santa Alphais é considerada a padroeira dos fisioterapeutas.

Nathalia
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que é Fisioterapia no Brasil?

Mensagem  Dhállia Lima' em Sex Abr 01, 2011 7:21 am

O que é fisioterapia?

A Fisioterapia é a ciência da saúde que estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios do movimento humano decorrentes de alterações de órgãos e/ou sistemas. Seu objetivo é preservar, manter, desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistema ou função. Como processo terapêutico utiliza conhecimentos e recursos próprios, utilizando-os com base nas condições psico-físico-social, tendo por objetivo promover, aperfeiçoar ou adaptar o indivíduo a melhoria de qualidade de vida.
A fisioterapia é indicada para pessoas que sofreram seqüelas irreversíveis (lesões nervosas, perda de membros ou músculo-tendíneas incapacitantes).Vários procedimentos podem ser utilizados, entre eles a termo terapia que utiliza o calor como forma de tratar diversas patologias, hidroterapia cinesioterapia realizada em ambiente aquático, mecanoterapia que é um procedimento com aparelhos mecânicos para alongar, repotencializar e fortalecer a musculatura e reeducar os movimentos comprometidos, entre outros.

Dhállia Lima'

Mensagens : 1
Data de inscrição : 30/03/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

O que é fisioterapia ?

Mensagem  lilian jacob em Sex Abr 01, 2011 10:25 am

A fisioterapia no brasil pode ser definida como a arte e ciencias dos cuidados fisicos e da reabilitacão do ser humano,que pode diagnosticar,trata,previnir e curar os sintomas dependendo da sua patologia. Smile

lilian jacob

Mensagens : 2
Data de inscrição : 30/03/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

O que é Fisioterapia?

Mensagem  Lucelia em Qua Abr 06, 2011 9:52 am

Ciência aplicada tendo por objeto de estudos o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, tanto nas alterações patológicas quanto nas repercussões psíquicas e orgânicas.
Seu objetivo é preservar, manter (forma preventiva), desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistema ou função.
Como processo terapêutico utiliza conhecimentos e recursos próprios, utilizando-os com base nas condições psico-físico-social, tendo por objetivo promover, aperfeiçoar ou adaptar o indivíduo a melhoria de qualidade de vida.
Atividade regulamentada pelo Decreto-Lei 938/69, Lei 6.316/75, Resoluções do COFFITO-Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Decreto 9.640/84, Lei 8.856/94 e Portarias do Ministério da Saúde.

Acadêmica: Lucélia Santos Azevedo
3º Período de Fisioterapia; Noturno.

Referência: http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/variedades/o_que_fisioterapia.htm

Lucelia

Mensagens : 2
Data de inscrição : 30/03/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

O que é fisioterapia ?

Mensagem  Eric Soares em Qua Abr 06, 2011 12:04 pm

A fisioterapia é a ciência que trabalha no âmbito da prevenção de lesões e na reabilitação do sistema locomotor. O fisioterapeuta trata basicamente as disfunções dos movimentos do corpo humano utilizando terapia manual, aparelhos específicos e recursos físicos como calor, gelo e etc.
A fisioterapia pode ser realizada em ginásios, lares de 3ª idade, clínicas, empresas, hospitais, e em domicílio, atendendo todas as faixas etárias.

Acadêmico: Eric Soares Moura Marinho
3º Período de Fisioterapia; Noturno.

Referência:
http://www.espacoaprendizagem.info/o-que-e-fisioterapia/

Eric Soares

Mensagens : 3
Data de inscrição : 02/04/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

O que é fisioterapia ?

Mensagem  Cristianny Dias em Qua Abr 06, 2011 2:38 pm

O QUE É FISIOTERAPIA?
É uma ciência aplicada, cujo objeto de estudos é o movimento humano, em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas suas alterações patológicas, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, com objetivos de preservar, manter, desenvolver mou restaurar a integridade de órgãos, sistema ou função. (Resolução COFFITO - 80, em 21/05/1987)
Para alcançar os fins e objetivos propostos, utiliza recursos físicos e naturais, de ação isolada ou conjunta em eletroterapia, crioterapia, termoterapia, hidroterapia, fototerapia, mecanoterapia e cinesioterapia.

Acadêmica: Cristianny Dias
3º Período; Fisioterapia; Noturno.

Cristianny Dias

Mensagens : 2
Data de inscrição : 01/04/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

O que é fisioterapia?

Mensagem  lais melo em Qua Abr 06, 2011 3:24 pm

A Fisioterapia é a ciência da saúde que estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios do movimento humano decorrentes de alterações de órgãos e/ou sistemas. Seu objetivo é preservar, manter, desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistema ou função. Como processo terapêutico utiliza conhecimentos e recursos próprios, utilizando-os com base nas condições psico-físico-social, tendo por objetivo promover, aperfeiçoar ou adaptar o indivíduo a melhoria de qualidade de vida.

Acadêmica: Lais Sabrina
3º Período, Fisioterapia Noturno.

Referência: http://www.onlinevida.com.br/sitenovo/index.php?option=com_content&view=article&id=465:oquee-fisioterapia&catid=3:saude

lais melo

Mensagens : 2
Data de inscrição : 30/03/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

O que é fisioterapia?

Mensagem  maria do carmo em Qua Abr 06, 2011 4:05 pm

É a ciência da saúde que estuda o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas, gerados por alterações genéticas, traumas e doenças adquiridas.
Assim, FISIOTERAPIA significa: tratamento de doença por meio de exercícios e de agentes físicos. O Fisioterapeuta tem como objetivo principal através de seu conhecimento e recursos próprios, utilizando-os como base nas condições psico-físico-social, preservar, manter (forma preventiva), restaurar (reabilitar) a integridade de órgãos, sistemas, funções e promover, aperfeiçoar ou adaptar o indivíduo a melhoria de qualidade de vida.

Acadêmica: Maria do Carmo Lima Neta
3º Período de Fisioterapia; Noturno.

Referência: http://fisiohome.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=68&Itemid=65

maria do carmo

Mensagens : 2
Data de inscrição : 30/03/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Fisioterapia no Brasil

Mensagem  Jeany Rios em Qua Abr 06, 2011 7:52 pm

A FISIOTERAPIA é uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da Biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia, da sinergia funcional, e da cinesia patologia de órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais.
O FISIOTERAPEUTA é, portanto, um Profissional de Saúde, com formação acadêmica Superior, habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais (Diagnóstico Cinesiológico Funcional), a prescrição das condutas fisioterapêuticas, a sua ordenação e indução no paciente bem como, o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço.Atividade de saúde, regulamentada pelo Decreto-Lei 938/69, Lei 6.316/75, Resoluções do COFFITO, Decreto 9.640/84, Lei 8.856/94.


Tipos de serviço onde o Profissional Fisioterapeuta atua:

1. Fisioterapia Clínica: (Hospitais e clínicas, Ambulatórios, Consultórios,Centros de Reabilitação, Clínicas de estética e Spas)
2. Saúde Coletiva (Programas institucionais, Ações Básicas de Saúde, Fisioterapia do Trabalho,Vigilância Sanitária)
3. Educação (Docência em níveis secundário e superior, Extensão,Pesquisa, Supervisão técnica e administrativa, Direção e coordenação de cursos)
4. Outras atividades: Indústria de equipamentos de uso fisioterapêutico, Esporte

Estas atividades estão divididas em diversas áreas de atuação como:

* Ortopedia e Traumatologia
* Reumatologia
* Geriatria e Gerontologia
* Cardiologia e Angiologia
* Pneumologia (Pneumo-funcional) Adulto e Pediátrica
* Neurologia (Neuro-funcional) Adulto e Pediátrica
* Dermato-funcional /Estética
* Ergonomia e Saúde do Trabalhador
* Saúde Pública
* Urologia / Ginecologia e Obstetrícia
* Disfunções da ATM e Dor Orofacial

Jeane Jéssica Farias Rios
Fisioterapia 3º Período noturno
FACEMA - MA


Very Happy Smile Laughing Mad Arrow Wink Neutral Razz Surprised Cool tongue cyclops bounce

Jeany Rios

Mensagens : 3
Data de inscrição : 06/04/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

O que é fisioterapia?

Mensagem  Aguires Junior em Qua Abr 06, 2011 11:10 pm

A fisioterapia é o ramo da saúde que estuda, avalia, previne e trata os distúrbios do movimento humano decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos. Actua nas mais diferentes áreas com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas que têm como principal objetivo tratar, minimizar e prevenir as mais variadas disfunções. Um ponto é fundamental na perspectiva da Fisioterapia...a FUNCIONALIDADE do indivíduo durante a execução da maior parte das suas actividades da vida diária!!

Acadêmico: Aguires Platão Júnior.
3º Período, Fisioterapia.

Aguires Junior

Mensagens : 4
Data de inscrição : 06/04/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

o que é fisioterapia?

Mensagem  nandinha em Qui Abr 07, 2011 9:42 am

A Fisioterapia é a ciência dos cuidados físicos e da reabilitação, está voltada para o atendimento da estrutura mecânica do corpo humano. Ela estuda diagnostica, previne e trata disturbios. A fisioterapia estuda os efeitos beneficos dos recursos físicos naturais sobre o organismo humano. O fisioterapeuta é capacitado a avaliar, reavaliar, pescrever( tratamentos físico,órtese e protese), dar diagnósticos cinesiologico-funcional, prognósticos, interveção e alta, dentro de sua tipicidade assistencial.





Fernanda C. Silva Sousa.
Fisioterapia 3º periodo noturno
cheers cheers cheers
afro afro afro afro

nandinha

Mensagens : 5
Data de inscrição : 30/03/2011
Idade : 26

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

o que é fisioterapia no brazil

Mensagem  erlacynt em Qui Abr 07, 2011 2:33 pm

A Fisioterapia pode ser definida como a arte e ciência dos cuidados físicos e da reabilitação. Com o sentido restrito à área de saúde, está voltada para o entendimento da estrutura e mecânica do corpo humano. Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, da biomecânica e funcionalidade humana decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos. Além disso, a Fisioterapia estuda os efeitos benéficos dos recursos físicos e naturais sobre o organismo humano. É a área de atuação do profissional formado em um curso superior de fisioterapia

erlacynt
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que é Fisioterapia no Brasil?

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 10:33 am


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum