Nitendo Wii na Fisioterapia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Nitendo Wii na Fisioterapia

Mensagem  Adriana C. Santos em Seg Mar 28, 2011 7:04 pm


Nitendo Wii naFisioterapia
A wiihabilitation, ou em português wiireabilitação, já é utilizada em diversas partes do mundo. A wiireabilitação consiste na utilização do console da Nintendo para auxiliar na fisioterapia dos pacientes, pois para muitos ficar em uma sala fazendo as tradicionais seções de fisioterapia é cansativo, já com o console e diversos jogos o paciente une o útil ao agradável. Os próprios fisioterapeutas revelam que os pacientes se dedicam e se esforçam, pois todos querem vencer os jogos como em qualquer esporte.

Um centro de fisioterapia da Universidade Médica Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, está prescrevendo a alguns de seus pacientes tratamento fisioterápico utlizando Nintendo Wii. O responsável pelo centro disse que se baseou em experiências anteriores feitos por um hospital no Cánadá, em Alberta. A prescrição tem ocorrido há 4 meses para recuperar pacientes que sofreram AVE, lesões na coluna e cerebrais. Além dos exercícios que auxiliam na recuperação dos movimentos, os pacientes também usam o console conectados a internet para manter contato com o mundo fora do centro de tratamento.

No Brasil o “Centro de Estudos Inspirar”, que fica em Blumenau, Santa Catarina, acaba de trazer o curso de especialização em Nintendo Wii voltado a fisioterapeutas e universitários.O “Curso de Reabilitação com Wii” tem duração de 12 horas e custa 400 reais.

A Clínica de Fisioterapia da FADEP é um dos ambientes que já faz uso da tecnologia dos games na reabilitação de um de seus pacientes. O Nintendo Wii Fit é o principal aparelho no tratamento do aposentado Isaias Santana, de 62 anos, que sofreu um Acidente Vascular Encefálico, o Derrame, e como sequela teve o lado direito do seu corpo comprometido. Como uma das principais consequências, o AVE pode prejudicar o equilíbrio, afirmou o acadêmico do sétimo período do curso de Fisioterapia da FADEP Jonatha Teixeira Luzia, que, juntamente com sua professora orientadora Solange Maria Bertol Copetti, desenvolve e acompanha todo esse novo tratamento.

Os pacientes, em sua maioria idosos, tem reagido positivamente ao tratamento, que chega a ocupar mais de 15% do tempo total de fisioterapia. Os fisioterapeutas acreditam que nenhum outro console disponível no momento possa oferecer as vantagens que o Nintendo Wii oferece para o tratamento.

http://revistavirtus.wordpress.com/2009/06/15/nintendo-wii-na-fisioterapia/
http://sticknews.seucaminho.com/index.php/category/nintendo/nintendo-wii/
http://www.fadep.br/27/08/2010/1061/fisioterapia-nintendo-wii-fit-e-alvo-de-estudo-em-reabilitacao-realizada-na-clinica-da-fadep/


Acadêmicas:
Adriana Carvalho dos Santos
Aylla Haissa de Sousa Oliveira
Rosane Oliveira Santos
Erlacyntia Gomes Abreu
FACEMA- 3° PERIODO/ FISIOTERAPIA





[b]

Adriana C. Santos

Mensagens : 3
Data de inscrição : 23/03/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum