Fisioterapia e Movimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

nintendo WII na fisioterapia

2 participantes

Ir para baixo

nintendo WII na fisioterapia Empty nintendo WII na fisioterapia

Mensagem  saracoutinho Qua Abr 13, 2011 9:24 am

A wiihabilitation, ou em português wiireabilitação, já é utilizada em diversas partes do mundo. A wiireabilitação consiste na utilização do console da Nintendo para auxiliar na fisioterapia dos pacientes, pois para muitos ficar em uma sala fazendo as tradicionais seções de fisioterapia é cansativo, já com o console e diversos jogos o paciente une o útil ao agradável. Os próprios fisioterapeutas revelam que os pacientes se dedicam e se esforçam, pois todos querem vencer os jogos como em qualquer esporte.

Um centro de fisioterapia da Universidade Médica Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, está prescrevendo a alguns de seus pacientes tratamento fisioterápico utlizando Nintendo Wii. O responsável pelo centro disse que se baseou em experiências anteriores feitos por um hospital no Cánadá, em Alberta. A prescrição tem ocorrido há 4 meses para recuperar pacientes que sofreram AVE, lesões na coluna e cerebrais. Além dos exercícios que auxiliam na recuperação dos movimentos, os pacientes também usam o console conectados a internet para manter contato com o mundo fora do centro de tratamento.

No Brasil o “Centro de Estudos Inspirar”, que fica em Blumenau, Santa Catarina, acaba de trazer o curso de especialização em Nintendo Wii voltado a fisioterapeutas e universitários.O “Curso de Reabilitação com Wii” tem duração de 12 horas e custa 400 reais.

A Clínica de Fisioterapia da FADEP é um dos ambientes que já faz uso da tecnologia dos games na reabilitação de um de seus pacientes. O Nintendo Wii Fit é o principal aparelho no tratamento do aposentado Isaias Santana, de 62 anos, que sofreu um Acidente Vascular Encefálico, o Derrame, e como sequela teve o lado direito do seu corpo comprometido. Como uma das principais consequências, o AVE pode prejudicar o equilíbrio, afirmou o acadêmico do sétimo período do curso de Fisioterapia da FADEP Jonatha Teixeira Luzia, que, juntamente com sua professora orientadora Solange Maria Bertol Copetti, desenvolve e acompanha todo esse novo tratamento.

Os pacientes, em sua maioria idosos, tem reagido positivamente ao tratamento, que chega a ocupar mais de 15% do tempo total de fisioterapia. Os fisioterapeutas acreditam que nenhum outro console disponível no momento possa oferecer as vantagens que o Nintendo Wii oferece para o tratamento

sara coutinho

saracoutinho

Mensagens : 4
Data de inscrição : 06/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

nintendo WII na fisioterapia Empty O nitendo wii na reabilitação

Mensagem  nandinha Qua Abr 13, 2011 11:29 am

Esse recurso teve inicio em junho de 2008, quando um professor chamado Fábio Navarro Cyrilho, estava estágiando em um centro de reabilitação. A wiireabilitação consiste na utilização do console da nitendo para auxiliar na fisioterapia dos pacientes, pois para muitos ficar em uma sala fazendo as tradicionais seções de fisioterapia é cansativo, já como console é diversos jogos o paciente une o útil ao agradável.
A tecnologia do nitendo wii é tão precisa que pode ser comparada a aparelhos projetados especialmente para a fisioterapia. A tábua do wii é composta por sensores que movimenta o avatar, bonequinho do video game, qualquer leve pressão, permitindo ainda a custonização do avatar de maneira que este parecido, fisicamente, com a pessoa que o manipula.
A utilização desse estrumento é realizada poe vários segmentos sa saúde como: Fisioterapia, Educadores físicos, terapeutas Ocupacional, Psicologos entres outors.


Aluna: Fernanda C. Silva de Sousa
Fisioterapia ''A'' noturno 3º periodo.
Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

nandinha

Mensagens : 5
Data de inscrição : 30/03/2011
Idade : 33

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos