Fisioterapia e Movimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

o que é fisioterapia no brasil A FISIOTERAPIA NO BRASIL

Ir para baixo

o que é fisioterapia no brasil                                                   A  FISIOTERAPIA  NO  BRASIL Empty o que é fisioterapia no brasil A FISIOTERAPIA NO BRASIL

Mensagem  eunice Qua Abr 27, 2011 5:27 pm

A FISIOTERAPIA NO BRASIL




No Brasil, há relatos do uso de recursos físicos desde 1879 devido aos diversos casos de acidentes de trabalho em razão da fase Industrial que sujeitou o indivíduo a uma péssima condição de saúde. A prática da Fisioterapia iniciou-se em 1919, quando foi fundado o Departamento de Eletricidade Médica pelo Professor Raphael de Barros da Faculdade de Medicina da USP.

Em 1951 foi criado o primeiro curso com duração de 1 ano para a formação de fisioterapeutas (denominados na época ainda de técnicos) pelo médico Dr. Waldo Rolim de Moraes patrocinado pelos estudos de Raphael de Barros. Na década seguinte o curso passou a ter duração de 2 anos devido ao aumento pela procura dos profissionais.

Em 1959 foi criada a Associação Brasileira de Fisioterapeutas (ABF) que se filiou a WCPT (World Confederation for Physical Therapy), para obter o amparo técnico-científico e sócio-cultural para o desenvolvimento da profissão.

No ano de 1963, conforme o parecer 388/63 do Conselho Federal de Educação, os Cursos de Fisioterapias foram reconhecidos e passaram a ter 3 anos de duração. Em 1964, conforme a portaria 511/64 foi estabelecido o primeiro currículo mínimo para a formação de Técnicos em Fisioterapia. As matérias que compunham o curso eram: Fundamentos da Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Ética e História da Reabilitação, Administração Aplicada, Fisioterapia Geral e Fisioterapia Aplicada.

Em 1969, conforme o decreto lei 938/69, a Fisioterapia passa a ser reconhecida como um curso de nível superior, e em 17 de Dezembro de 1975 a Lei 6316 criou o Conselho Federal e Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional com o objetivo de regulamentar, legislar, e estabelecer uma fiscalização ao exerce destas duas profissões.

Outra conquista importante foi a resolução nº 04 de 28 de Fevereiro de 1983, a qual edita o currículo mínimo para a Fisioterapia com 4 anos letivos e com conteúdos divididos em 4 ciclos compostos por matérias da área biológica, de formação geral, pré-profissionalizantes e profissionalizantes. Esse currículo permaneceu até 1996 quando o MEC através da Lei de Diretrizes e Bases estabeleceu novas regras, dando autonomia para as Universidades elaborarem seus próprios currículos.

Durante os anos de 1998 e 1999, o COFFITO e CREFITOs, coordenadores de cursos, docentes, discentes e profissionais interessados, foram convocados para debater e propor ao MEC as diretrizes gerais que deveriam nortear o ensino da Fisioterapia no Brasil.


ACADÊMICA:Eunice Hellem
REFERENCIAS -


eunice
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

o que é fisioterapia no brasil                                                   A  FISIOTERAPIA  NO  BRASIL Empty A Fisioterapia no Brasil

Mensagem  Fabio Campos Qua maio 11, 2011 4:00 pm

A fisioterapia é uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da Biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia, da sinergia funcional, e da cinesia patologia de órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais.
O fisioterapeuta é, portanto, um Profissional de Saúde, com formação acadêmica Superior, habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais (Diagnóstico Cinesiológico Funcional), a prescrição das condutas fisioterapêuticas, a sua ordenação e indução no paciente bem como, o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço.Atividade de saúde, regulamentada pelo Decreto-Lei 938/69, Lei 6.316/75, Resoluções do COFFITO, Decreto 9.640/84, Lei 8.856/94.

Fabio Campos

Mensagens : 4
Data de inscrição : 27/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos