Fisioterapia e Movimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nitendo Wii na Fisioterapia

Ir para baixo

Nitendo Wii na Fisioterapia Empty Nitendo Wii na Fisioterapia

Mensagem  Adriana C. Santos Seg Mar 28, 2011 7:04 pm


Nitendo Wii naFisioterapia
A wiihabilitation, ou em português wiireabilitação, já é utilizada em diversas partes do mundo. A wiireabilitação consiste na utilização do console da Nintendo para auxiliar na fisioterapia dos pacientes, pois para muitos ficar em uma sala fazendo as tradicionais seções de fisioterapia é cansativo, já com o console e diversos jogos o paciente une o útil ao agradável. Os próprios fisioterapeutas revelam que os pacientes se dedicam e se esforçam, pois todos querem vencer os jogos como em qualquer esporte.

Um centro de fisioterapia da Universidade Médica Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, está prescrevendo a alguns de seus pacientes tratamento fisioterápico utlizando Nintendo Wii. O responsável pelo centro disse que se baseou em experiências anteriores feitos por um hospital no Cánadá, em Alberta. A prescrição tem ocorrido há 4 meses para recuperar pacientes que sofreram AVE, lesões na coluna e cerebrais. Além dos exercícios que auxiliam na recuperação dos movimentos, os pacientes também usam o console conectados a internet para manter contato com o mundo fora do centro de tratamento.

No Brasil o “Centro de Estudos Inspirar”, que fica em Blumenau, Santa Catarina, acaba de trazer o curso de especialização em Nintendo Wii voltado a fisioterapeutas e universitários.O “Curso de Reabilitação com Wii” tem duração de 12 horas e custa 400 reais.

A Clínica de Fisioterapia da FADEP é um dos ambientes que já faz uso da tecnologia dos games na reabilitação de um de seus pacientes. O Nintendo Wii Fit é o principal aparelho no tratamento do aposentado Isaias Santana, de 62 anos, que sofreu um Acidente Vascular Encefálico, o Derrame, e como sequela teve o lado direito do seu corpo comprometido. Como uma das principais consequências, o AVE pode prejudicar o equilíbrio, afirmou o acadêmico do sétimo período do curso de Fisioterapia da FADEP Jonatha Teixeira Luzia, que, juntamente com sua professora orientadora Solange Maria Bertol Copetti, desenvolve e acompanha todo esse novo tratamento.

Os pacientes, em sua maioria idosos, tem reagido positivamente ao tratamento, que chega a ocupar mais de 15% do tempo total de fisioterapia. Os fisioterapeutas acreditam que nenhum outro console disponível no momento possa oferecer as vantagens que o Nintendo Wii oferece para o tratamento.

http://revistavirtus.wordpress.com/2009/06/15/nintendo-wii-na-fisioterapia/
http://sticknews.seucaminho.com/index.php/category/nintendo/nintendo-wii/
http://www.fadep.br/27/08/2010/1061/fisioterapia-nintendo-wii-fit-e-alvo-de-estudo-em-reabilitacao-realizada-na-clinica-da-fadep/


Acadêmicas:
Adriana Carvalho dos Santos
Aylla Haissa de Sousa Oliveira
Rosane Oliveira Santos
Erlacyntia Gomes Abreu
FACEMA- 3° PERIODO/ FISIOTERAPIA





[b]

Adriana C. Santos

Mensagens : 3
Data de inscrição : 23/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos