DE Inimigos a aliados na recuperação e desenvolvimento dos pacientes
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DE Inimigos a aliados na recuperação e desenvolvimento dos pacientes
De um lado, segidores apaixonados que correm para as lojas especializadas a cada lançamento. De outro, criticos ferozes, que não poupam farpas a esse brinquedinho hitech que nasceu e cresceu junto com o desenvolvimento das novas tecnologias.
Até pouco tempo considerados perigosos inimigos do desenvolvimento das crianças, os games estão conseguindo reverter essa imagem. A adoção dessa tecnologia na área da saúde por instituições mundialmente conhecidas confere ainda mais credibilidade a essa tendência.
Na Europa, Estedos Unidos e mesmo no Brasil há casos surpreendentes de progressos incontestáveis na recuperação de pessoascom limitações físicas nos membros inferiores e superiores em decorrência de acidentes ou má-formação congênita.
O jogo faz com que os pacientes realizem os movimentos típicos do tratamento de uma maneira mais divertida e lúcida. A face mais visível da ultilidade dos tratamentos que incluem esse recurso é o aumento de interesse e participação de pacientes - especialmente aqueles que consideram as sessões de fisioterapia monótonas e cansativas. Isso faz diminuir o número de desistência e concorre para o sucesso de muitos tratamentos.
Mental: alívio de estresse (87%), aumento da concentração (78%);
Aprendizagem/desenvolvimento: aumento da concentração (79%), aumento da cordenação/destreza manual(73%).
Alguns pontos podem e devem ser lembrados quanto a estes games:
*Consoles como Wii naõ foram criados com fins terapêuticos e sim são adapitados para este fim;
*Videogames não substituem um profissional e nem uma sessão completa de fisioterapia;
*Pacientes com epilepsia não devem ser submetidos a certo jogos.
* Cuidado com os movimentos repetitivos e bruscos.
Até pouco tempo considerados perigosos inimigos do desenvolvimento das crianças, os games estão conseguindo reverter essa imagem. A adoção dessa tecnologia na área da saúde por instituições mundialmente conhecidas confere ainda mais credibilidade a essa tendência.
Na Europa, Estedos Unidos e mesmo no Brasil há casos surpreendentes de progressos incontestáveis na recuperação de pessoascom limitações físicas nos membros inferiores e superiores em decorrência de acidentes ou má-formação congênita.
O jogo faz com que os pacientes realizem os movimentos típicos do tratamento de uma maneira mais divertida e lúcida. A face mais visível da ultilidade dos tratamentos que incluem esse recurso é o aumento de interesse e participação de pacientes - especialmente aqueles que consideram as sessões de fisioterapia monótonas e cansativas. Isso faz diminuir o número de desistência e concorre para o sucesso de muitos tratamentos.
Dos beneficios causados pelo jogos, dividido em classes:
Fisico: alívio de estresse (84%), distração pela necessidade imposta pela deficiência(73%);Mental: alívio de estresse (87%), aumento da concentração (78%);
Aprendizagem/desenvolvimento: aumento da concentração (79%), aumento da cordenação/destreza manual(73%).
Atenção
Alguns pontos podem e devem ser lembrados quanto a estes games:
*Consoles como Wii naõ foram criados com fins terapêuticos e sim são adapitados para este fim;
*Videogames não substituem um profissional e nem uma sessão completa de fisioterapia;
*Pacientes com epilepsia não devem ser submetidos a certo jogos.
* Cuidado com os movimentos repetitivos e bruscos.
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